segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Suflé quente de chocolate

Receita retirada do "sapo sabores". Muito rápida e  fácil de fazer. E o melhor de tudo... Calha SEMPRE bem  : )

Feito por mim



Ingredientes:

  • Açúcar branco, para cobrir os ramequins: Chocolate branco: 115 g
  • Chocolate preto: 115 g
  • Açúcar branco: 55 g
  • Ovos grandes, separados: 3 Essência de baunilha: 1/4 Colher de chá

 

 

Preparação:

Leve o chocolate branco ao congelador durante 15 minutos. Aqueça o forno a 200 °C (gás: 6). Unte generosamente quatro ramequins (vasilha de louça branca ou vidro transparente como a apresentada na imagem) de 125 ml. Encha um ramequin até meio com açúcar branco e agite-o, para que o açúcar cubra bem as paredes e o fundo. Deite o açúcar no ramequin seguinte e repita a operação até ter os 4 ramequins forrados com açúcar.


Derreta o chocolate preto numa tigela, em banho-maria. Com uma batedeira elétrica, bata o açúcar branco com as gemas e a baunilha, até obter uma massa homogénea e esbranquiçada. Retire do lume o chocolate derretido e junte à mistura de gemas e açúcar. Numa outra tigela, bata as claras em castelo bem firme com uma batedeira elétrica. Misture metade das claras na mistura de chocolate, usando uma grande colher de metal e fazendo movimentos em forma de oitos. Junte cuidadosamente as claras restantes, até a mistura ter uma cor uniforme.


Ponha 1⁄8 da mistura em cada ramequin. Coloque um pedaço de chocolate branco, gelado, e acabe de encher os ramequins com o resto da mistura. Leve ao forno a cozer durante 15 minutos, até ter crescido bem e começar a ficar esponjoso nas bordas. Polvilhe com açúcar em pó e sirva imediatamente.


Ideal para dias frios, para partilhar com alguém especial!  : )

Espero que gostem e espero pelas vossas opiniões!


Cumprimentos,
Diana

Sem comentários:

Enviar um comentário